#SaibaMais
Ludy
Matéria
Analise: Operação Resgate (Part 1) Por: Economista “Ludy Jacinto”
Com o arranque da operação nas primeiras horas desta terça-feira, Ludy Jacinto um Jovem economista deu a sua opinião sobre o assunto. Leia:
Na verdade esse é um tema actual na nossa sociedade, muitas pessoas falam da OPERAÇÃO RESGATE sem conhecimento de causa, uns porque querem seguir o que os outros falam ou partilham. De uma forma resumida falarei das vantagens dessa operação para o estado e para os consumidores, e falarei também das desvantagens para os agentes económicos ( As famílias).
Tudo que não consta na contabilidade do Estado é informal. Tudo que o estado desconhece é informal, de tal forma que o que é informal não ajuda no PIB ( Produto Interno Bruto) que é o resultado da arrecadação económica realizada em um período de tempo. O Estado arrecada receitas por intermédio de 3 formas que são:
1- Pagamento de imposto;
2- Do preço dos bens e serviços;
3- Das conceições de créditos.
Para vocês perceberem melhor, vou definir mercado informal, segundo "Francisco Queiroz “ Mercado informal é todo local onde há interacção de vendedores e compradores de carácter espontânea, onde não há regras pré estabelecidas pelos órgãos competentes como as Administrações locais, municipais e comunais.” Ou seja, local desconhecido pelo Estado, que não contribuem com as suas obrigações fiscais.
Os comerciante procedem as vendas em locais não autorizados, muitos vendedores conhecem a existência dos mercados formais, mais preferem ir ao encontro dos clientes para terem rendimentos imediatos, segundo um estudo feito por mim sobre os mercados informais em Luanda caso Zango.
Vantagens dos mercados informais para os agentes económicos ( As famílias).
Muitos dos comerciantes não possuem um nível de escolaridade elevado, segundo os meus estudos, e procuram nas vendas informais uma forma de sustentarem as suas famílias, visto que no contexto económico que nos encontramos a procura de emprego é maior que a oferta.
Desvantagens para o Estado.
Os mercados informais nada contribuem para o estado, como já abordei no princípio desse texto, o Estado precisa arrecadar receitas, e uma das consequências dos mercados informais segundo os meus estudos feitos com a minha MONOGRAFIA cujo tem foi ( As consequências da proliferação de mercado informais em Luanda) que afirma que a fuga ao fisco é uma das consequências que os vendedores têm enfrentados, num inquérito feito por 100 vendedores, onde 70℅ afirmam que a fuga ao fisco é um problema notável.
A preguiça mental é um dos grandes factores para a má qualidade dos estudantes em Angola, então obrigado por ler até ao final.
Escrito Por: Ludy Jacinto


Publicar um comentário